segunda-feira, 26 de março de 2012

FEIOS - Scott Westerfeld


Um cenário pós apocalíptico onde a beleza é um bem alcançado por todos. Uma sociedade feliz dividida não por classes sociais, mas pela idade e onde a gravidade não exerce nenhum tipo de influência. Este é basicamente o plano de fundo utilizado por Scott Westerfeld, no livro Feios.

A história versa, a principio sobre uma sociedade utópica, onde desde o nascimento o individuo aprende que é feio e aguarda ansioso pelo seu aniversário de 16 anos. Data em que será levado por seus pais para passar por um cirurgia plástica corretora. Mas não se engane, a cirurgia não corrige apenas problemas crônicos que poderiam atrapalhar a vida em sociedade, ela transforma a pessoa em um ser perfeito!

"Todo mundo julgava os outros pela aparência. As pessoas mais altas conseguiam empregos melhores, e o povo votava em certos políticos só porque eles não eram tão feios quanto a maioria." 


Assimetrias faciais são corrigidas. Lábios carnudos, olhos grandes e sedutores. Corpo perfeito e uma vida de festa sem preocupação nenhuma. É isso que aguarda Tally, a personagem principal que anseia pelo seu tão sonhado 16° aniversário. Mas na véspera do grande dia, a menina é apresentada a Fumaça e sua vida, bem como tudo o que havia aprendido até então, como perspectiva de futuro, são mudados, talvez para sempre.

Feios vai além da busca ansiosa de Tally pela perfeição. A obra mostra uma sociedade controlada por um sistema rígido e opressor, onde pessoas são controladas como rebanhos e perdem sua vontade própria sem perceber. A cirurgia plástica não é uma opção, mesmo que você não queira, ao completar 16 anos será levado para passar pelo processo de remodelamento estético. Um futuro predito pelos padrões ditados nas passarelas do mundo fashion.

Scott Westerfeld bebe da fonte de um livro icônico que também versa sobre uma sociedade rigidamente controlada pela utopia da perfeição, onde não existe casta ou diferenças de classe. Sim, Feios lembra Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, mas também tem suas particularidades. Voltado ao público infanto-juvenil, o livro aborda a relações de amizades, descoberta e amor entre os personagens de forma suave e paulatinamente, vai oferecendo ao leitor pontos a se refletir, como ‘para onde caminha a sociedade fútil em que vivemos?’. Vale a pena conferir.

By - Kamila Mendes

0 comentários: